Cálculo Renal, tudo que você precisa saber !

Você sabia que cerca de 8% das mulheres e 15% dos homens vão apresentar cálculo renal em algum momento de suas vidas? Por isso é importante você conhecer mais sobre este problema! Primeiramente é importante diferenciar o sintoma da causa. O cálculo renal, conhecido popularmente como pedra nos rins, é considerado um sintoma, uma consequência de uma doença responsável pelo seu aparecimento. Logo, é preciso investigar o paciente e entender as causas e origens da doença, evitando recidivas.

Como é a dor da cólica renal?

A dor da cólica renal ocorre quando o cálculo (pedra)  migra do rim para o ureter. Esta pedra passa a obstruir o fluxo de urina, aumentando a pressão intra-renal. Os rins ficam mais dilatados, o que chamamos de hidronefrose e com isto vêm as dores. As dores são do tipo cólica de forte intensidade, na região lombar, podendo irradiar para outras áreas como abdome e genitais. Náuseas e vômitos são comuns em pacientes com dor intensa.

Qual o tratamento do cálculo renal?

O tratamento será determinado de acordo com o tamanho e a localização da pedra. No caso de cálculos pequenos, muitas vezes a ingestão de líquidos junto a analgésicos para diminuir a dor são suficientes. Pedras maiores devem ser tratadas com procedimentos cirúrgicos.

Algumas dicas para prevenir a recidiva do cálculo renal:

– Ingerir de 2 a 3 litros de água por dia (sua urina deve estar clara e límpida), principalmente ao realizar atividades físicas, pois pode ocorrer a desidratação

– Utilize pouco sal no preparo dos alimentos e dê preferência a temperos naturais (cebola, alho, limão, cebolinha, coentro, salsa, entre outros)

– Não há necessidade de se reduzir a ingestão de leite e seus derivados, pois na maioria das vezes não existe relação prejudicial entre o cálcio alimentar e a formação de cálculos

– Consuma com moderação: café, chocolate, chá preto ou mate, espinafre, nozes e frutos do mar. Estes alimentos são ricos em oxalato (substância que forma o cálculo).

Caso você esteja com dores que se assemelhem a cólica renal, interrompa o consumo de líquidos e procure imediatamente um hospital.

A equipe do  Dr. Mario poderá ser acionada prontamente no Pronto Socorro do Hospital Santa Paula.

Deseja saber mais informações? Agende já uma consulta com o Dr. Mario Delgado, clicando aqui.