Incontinência urinária? Tem tratamento!

Entenda mais sobre a incontinência urinária!

A incontinência urinária é um dos problemas urológicos que afeta a autoestima do indivíduo e o retira de sua vida social normal. A perda de urina ocorre de forma involuntária, em que o paciente não consegue controlar. Justamente por não ter controle da situação, ele passa a evitar lugares com muitas pessoas e com difícil acesso aos banheiros. Existem poucas estatísticas sobre o número de brasileiros que sofrem com a incontinência urinária, isto porque muitos tem vergonha de assumir o problema e buscar ajuda.

Causas da incontinência urinária

Muitas pessoas pensam que a incontinência urinária somente surge em pessoas idosas, inerente ao envelhecimento. Isto não é verdade. Existem diversos fatores de risco relacionados ao problema, tais como a gestação, o parto, a menopausa, complicação na próstata, doenças como o diabetes e o AVC (acidente vascular cerebral) e até mesmo a obesidade.  Alguns dos fatores mencionados acima alteram a fisiologia da bexiga e outros a parte neurológica do indivíduo, portanto, é fundamental buscar ajuda médica para investigar as causas e adotar uma conduta eficaz no tratamento.

Tratamento para incontinência urinária

A perda de urina pode ocorrer por motivos diferentes. No caso da incontinência urinária por esforço, o escape de URINA   acontece ao tossir, espirrar, praticar atividade física, entre outros tipos de atividade. A causa está relacionada ao assoalho pélvico, onde a fisioterapia pélvica pode ser uma excelente alternativa de tratamento. Quando não resolve, a cirurgia também é uma opção.

No quadro da incontinência urinária de urgência, o indivíduo sente que não consegue segurar A URINA  ao surgir DE uma vontade súbita e está atrelada a bexiga hiperativa. Condição em que o paciente contrai o músculo do órgão involuntariamente, pode ser tratada com medicações que relaxam a bexiga e nos casos mais intensos estímulos elétricos na fisioterapia, aplicação de toxina botulínica, entre outras alternativas terapêuticas.

Percebeu a importância de identificar a raiz do problema? Se você possui escapes de urina e acha que pode estar com incontinência urinária, não se envergonhe! Procure um Urologista para diagnosticar e cuidar deste problema que é controlável e tratável de forma simples.

Deseja saber mais informações? Agende já uma consulta com o Dr. Mario Delgado, clicando aqui.