Infecção Urinária, como prevenir?

Confira dicas de como prevenir as infecções urinárias!

               Você já teve infecção urinária e tem receio de ter novamente? Calma, é possível previni-las.  A infecção urinária é toda e qualquer infecção provocada por micro-organismos que afete o trato urinário. Uretra, bexiga e rins são os principais efetados e as infecções recebem os nomes de uretrite, cistite e pielonefrite. Este problema pode ser causado por diversos micro-organismos e só conseguimos ter a confirmação após averiguarmos os resultados de exames laboratoriais. A bactéria Escherichia coli é considerada a principal causadora da infecção, produzida no nosso próprio intestino.

A infecção de urinária é comum?

É considerada um problema comum que afeta homens e mulheres de qualquer idade, inclusive crianças. Pode ser mais freqüente em mulheres, devido a uretra mais curta e mais próxima ao ânus, local foco de bactérias. Estatísticas mostram que toda mulher terá pelo menos 1 infecção de urina ao decorrer de sua vida, portanto, vale a pena conferir as dicas de como evitá-las.

Fatores de risco ao surgimento de infecção urinária

Pessoas com diabetes descontrolada pelo fato de estarem com a taxa de glicose no sangue muito elevada, possuem a urina com teor de açúcar diferente, tendo mais riscos de desenvolver infecções. Os homens depois dos 50 anos, devido ao crescimento da próstata, retêm urina em suas bexigas, aumentando as chances da infecção. Por outro lado, mulheres após os 45 anos, no inicio da menopausa, em que ocorre uma baixa hormonal, também fica mais suscetível a infecção.

Durante o sexo, a uretra sofre atritos (comuns, inevitáveis) e se torna mais sensível a desenvolver infecções, por isso recomenda-se urinar após a relação.

Principais sintomas da infecção urinária:

– ardor ao urinar;

– frequência de idas ao banheiro (durante o dia ou noite);

– sensação de não esvaziamento da bexiga;

– sangue na urina;

– dor no púbis;

– cor e odor forte na urina.

Dicas de como prevenir a infecção urinária:

– tomar ao menos 2 litros de água por dia;

– urinar após a relação sexual;

– esvaziar a bexiga a cada 2 ou 3 horas sem segurar o xixi;

– tratar doenças crônicas consideradas fatores de risco às infecções;

Tratamento da infecção urinária:

O tratamento da infecção de urina pode exigir o uso de antibióticos, definidos pelo médico após a realização de exames em que será identificada a bactéria causadora da infecção.

Deseja saber mais informações? Agende já uma consulta com o Dr. Mario Delgado, clicando aqui.