O que você deve saber sobre o Câncer de Bexiga?

Conheça os sintomas do câncer de bexiga e como tratá-lo

O câncer de bexiga atinge as células do órgão e se apresenta de algumas formas. Pode ser mais superficial, se limitando ao revestimento da bexiga. Ou, mais infiltrativo, e espalhar para órgãos e gânglios vizinhos. É mais comum em homens (6.690 em homens e 2.790 em mulheres. Fonte: INCA – 2018 ), brancos, com idade avançada. Outros fatores de risco que podem ser mencionados são: o tabagismo e a exposição a componentes tóxicos, como os variados de petróleos (por exemplo as tintas).

O Câncer de Bexiga e o Tabaco

O hábito de fumar, inclusive de forma passiva, deve ser evitado rigorosamente. Segundo pesquisas norte-americanas, o tabaco associa-se a 60% dos cânceres de trato urinário do sexo masculino e 30% do sexo feminino. A chance de um tabagista ter câncer de bexiga é consideravelmente maior, quando comparado a um indivíduo que não possui o vício. 

Sintomas do Câncer de Bexiga

É importante se atentar ao sinais deste tipo de câncer, tais como a presença de sangue ou eliminação de coágulos na urina, dor durante o ato de urinar e a necessidade freqüente de idas ao banheiro, mas sem êxito.

Ao sentir algum destes sintomas, é recomendando consultar um médico Urologista para que a investigação seja iniciada com o apoio de exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos. Na maior parte das vezes, estes sintomas não são causados pelo câncer de bexiga, mais é importante que eles sejam investigados prontamente.

Tratamento do Câncer de Bexiga

O tratamento deste tipo de câncer varia de acordo com o grau de evolução da doença. Pode ser retirado o tumor via uretra; retirar uma parte da bexiga; ou, retirá-la inteiramente. A radioterapia e a quimioterapia podem complementar os tratamentos, em casos mais avançados.

Busque ajuda. Consulte um Urologista.

Deseja saber mais informações? Agende já uma consulta com o Dr. Mario Delgado, clicando aqui.