Por que todo homem deveria frequentar um Urologista?

O Urologista é o médico do homem da adolescência a senioridade. Entenda porquê!

A mulher frequenta o profissional Ginecologista desde o momento de sua primeira menstruação, buscando entender as transformações do seu corpo e buscar orientações. Infelizmente,  isto não acontece da mesma forma com os meninos de 15 a 19 anos. Mesmo com os sinais de inicio da puberdade, o adolescente do sexo masculino não tem o costume de visitar regularmente um Urologista e acaba desamparado em avaliações médicas, inclusive com pouca orientação na prevenção de DSTs.

É preciso quebrar os preconceitos e enfrentar com mais naturalidade a ida ao Urologista. Este profissional pode auxiliar em diversos aspectos a saúde do homem, nas suas mais diversas faixas etárias da vida.

Quando procurar um Urologista?

Na infância e adolescência, o médico Urologista poderá tratar doenças comum a esta idade, como a fimose, a varicocele, mas também atuar de forma preventiva e educacional com o jovem. Doenças sexualmente transmissíveis  e gravidez indesejada podem ser evitadas com informação e tratadas, no caso de diagnóstico presente. Qualquer sinal sugestivo a um câncer também pode ser investigado com exames clínicos e laboratoriais, possibilitando mais chances de cura no tratamento.

Na vida adulta, o homem poderá procurar o seu Urologista para tratamentos de fertilidade, ejaculação precoce, DSTs, casos de crises renais, para realizar uma cirurgia de vasectomia ou de reversão da vasectomia, monitoramento da próstata e no tratamento de doenças urológicas de forma geral. 

O ideal é que o Urologista seja visto pelos homens, independente de sua idade, como o médico que poderá lhe acompanhar por toda a vida. Agir de forma preventiva é essencial no controle da saúde masculina.

Consulte sempre um Urologista!

Para agendar uma consulta com o Dr. Mario Delgado, clique aqui.