Dr. Mario Delgado

CIRURGIA DE HIDROCELE

Cuidados e Tratamentos.

Cirurgia de Hidrocele

A hidrocele é uma alteração no tamanho da bolsa escrotal com o aumento de volume e pode atrapalhar de diferentes modos a qualidade de vida do paciente.

Os sintomas da hidrocele variam de pessoa para pessoa e dependem também da gravidade do caso e da idade do paciente.

Em alguns casos, inclusive, a hidrocele não apresenta sintomas visíveis.

Por outro lado, entre os sintomas mais comuns está o aumento do tamanho da bolsa escrotal, que acontece como resultado do acúmulo de líquido nesta região, causando sensação de peso local e desconforto estético, limitando a vida do paciente para ir a club e praia.

Essa alteração geralmente não acontece de uma hora para a outra, mas sim gradualmente e ao longo de alguns meses.
Em caso de dor, pode ser um indício de alguma questão como inflamação ou infecção no local. Neste caso, buscar orientação médica para uma avaliação, pois a hidrocele é uma doença benigna, mas existem outras doenças malignas que podem também aumentar a bolsa escrotal e confundir o diagnóstico.

O diagnóstico é feito, principalmente, por meio de exame físico e confirmação mediante exames adicionais, como a ultrassonografia.

Quais são as causas da Hidrocele?

A hidrocele acontece em homens de qualquer idade.

Ela é mais comum em bebês, pois, durante a gestação, os testículos se desenvolvem na cavidade abdominal e, conforme o tempo vai passando, eles descem para o escroto.

Quando o escroto não se “fecha” da forma prevista, pode ocorrer um acúmulo de líquido ao redor dos testículos, resultando em hidrocele.
Além dessa causa, a hidrocele pode surgir devido a:

Alterações na região: traumas, hérnia inguinal, tumores, processos inflamatórios e infecções na região escrotal podem aumentar o risco de desenvolver hidrocele;

Idade: homens adultos com idade acima de 45 anos apresentam maior risco de desenvolver hidrocele testicular;

Quais são as opções de tratamento para a Hidrocele?

O tratamento da hidrocele pode variar conforme a gravidade dos sintomas e a causa que gerou a doença.
É importante reforçar que a hidrocele geralmente desaparece espontaneamente, especialmente em recém-nascidos durante o primeiro ano de vida.

Mas quando ela persiste por muito tempo, ou quando os sintomas se tornam muito desconfortáveis para o paciente, a cirurgia se torna a opção de tratamento recomendada.

A hidrocelectomia é o procedimento cirúrgico mais comum para tratar a hidrocele.

A cirurgia é considerada relativamente simples e a recuperação costuma ser rápida.

O que fazer nessa situação:

Caso você ou alguém que você conheça esteja com alguns desses sintomas, o primeiro passo é procurar um médico para obter um diagnóstico preciso, discutir as opções de tratamento mais adequadas para cada situação específica de hidrocele e tirar todas as suas dúvidas.

O acompanhamento médico regular e a escolha do local adequado para fazer o tratamento são condições essenciais para a hidrocele ser resolvida.

Visão geral de Privacidade
Este site usa cookies para podermos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.